Catequese para o dia de hoje - São João Batista

Igreja de São João Batista - Centro Histórico de São Luís / MA
"O que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? Que fostes ver, então? Um homem vestido com roupas luxuosas? Mas os que estão revestidos de tais roupas vivem nos palácios dos reis. Então, por que fostes para lá? Para ver um profeta? Sim, digo-vos eu, mais que um profeta. É dele que está escrito: "Eis que eu envio meu mensageiro diante de ti para te preparar o caminho (Ml 3,1). Em verdade vos digo: entre os nascidos de mulher, não surgiu outro maior que João Batista..." (Mt 11,7-11a)
Essa é a pregação de um idólatra, que deveria está pregando a salvação, o céu, a prosperidade ou curas e milagres. Mas preferiu falar sobre João Batista, um humano qualquer, nascido de mulher, tão pequeno que "o menor no Reino dos Céus é maior do que ele" (Mt 11,11b). Levando em consideração que naquela época, Somente o Pai, o Filho o Espírito Santo, anjos e arcanjos, e o profeta Elias (de quem João foi sucessor cf. Mt 11,14) estavam, de fato, no Reino dos Céus, não é difícil compreender que João era insignificante.
Tanto era e tinha consciência disso, que falou abertamente: "Depois de mim vem outro mais poderoso do que eu, ante o qual não sou digno de me prostrar para desatar-lhe a correia do calçado" (Mc 1,7). Esse mais poderoso de quem João Batista fala, é o mesmo idólatra que disse as palavras que iniciaram essa reflexão: Quem disse o que está escrito sobre João aqui, foi Jesus. O mesmo que disse: "os humilhados serão exaltados" (Lc 14,11).
João Batista usava peles e comia Mel silvestre. Pregava a conversão dos pecados e anunciava que o Reino de Deus estava próximo. Voz que clamava no deserto. Foi decapitado por um capricho de Herodíades. Quanta humilhação. Não conheci todos os que falaram de Jesus. Mas os que tive a oportunidade de conhecer, e dos que vejo falar em teu nome hoje em dia, Senhor, de fato, ninguém é maior que João Batista.
Hoje minha fé celebra esse teu servo Senhor, e celebrando as virtudes de João Batista, glorificamos o Pai, que desejou João e lhe entregou à Isabel e Zacarias. Glorificamos o Filho, que foi batizado, reconhecido como "Cordeiro de Deus", e teve seu caminho precedido e preparado por João. Glorificamos o Espírito Santo, que ungiu João Batista ainda no ventre de Isabel, depois que esta recebeu a Cheia de Graça (Lc 1,28) em sua casa (Lc 1,41).
Obrigado Senhor, por este mistério de minha fé. ‪#‎VivaSãoJoão‬

Postar um comentário

0 Comentários