Sobre a cultura do estupro e a covardia de todos os homens

Texto do jornalista e amigo Guilherme Barros:

A gente fala em cultura do estupro porque o fato que ocorreu essa semana não é algo isolado, possui origem, que a gente se recusa a aceitar.
Não pensemos que isso só aconteceu porque um criminoso teve uma ideia macabra, jogou num grupo de whatsapp pra 29 amigos e e os caras toparam.
O problema é mais complexo.
Existem diversos níveis de misoginia/machismo.
Seja na propaganda, seja no uniforme escolar, seja no banner da festa do final de semana, seja na bronca que você leva do seu chefe, seja na divisão das tarefas em casa...
Tem misógino que jamais cometeria um ato como esse que foi noticiado. Mas vai no facebook e fala "pô.. mas era usuária de drogas.. aí também, né?!".
Tem misógino que fala "namorada minha não sai com roupa curta".
Tem misógino que fala "essa ali não é pra namorar, é só pra comer".
Tem misógino que vai no grupo do whatsapp da galera e solta um "é tudo puta nessa porra", sem mais nem menos.
Tem misógino que fala "nossa, hoje eu tô mais fudido que uma rapariga de bordel de 20 conto".
Tem misógino que vê mulher passando na rua e passa a mão.
Tem misógino que não aceita um "não" e depois argumenta "falou não querendo dizer sim".
Tem misógino pra caralho, por aí.
Não duvido que até quem paga de descontruído tem traços de misoginia (sim, eu entro nesse pacote, sem sombra de dúvidas).
A questão é, sua porcentagem de misoginia te coloca no grupo do cara que iniciaria um estupro? ou na parcela que, se um "brother" chamasse, toparia participar?
Ou você é um dos que diria "nossa, eu nunca faria isso", mas compartilharia o vídeo no whatsapp? Ou você é o que nem quis ver o vídeo, mas comentou na matéria "se estivesse lavando louça, nada disso teria acontecido"?
Não vou apontar o dedo na cara de ninguém, porque eu mesmo tenho uma porrada de coisa pra melhorar em mim.
Mas tu, homem, que tá lendo, para um segundo ai e pensa: onde é que eu me encaixo?
Lembra que um dia tu vai ter filha. Tu tem mãe. Tua namorada vai a pé pra faculdade. Tua irmã vai ter um namorado, um dia, que pode ser um monstro.
Não espera nenhuma tragédia acontecer... tu pode mudar hoje.

Postar um comentário

0 Comentários