IMACULADA...

Com tanto zelo e carinho, Deus instruiu o profeta na construção da Arca da Aliança, para guardar as tábuas de seus mandamentos, aliança firmada com o povo escolhido, e selada com a imagem dos anjos colocados na tampa daquela urna. Milimetricamente planejada. Perfeita aos olhos do Pai. (Exodo 25,10-22)

Com o mesmo esmero, Deus instruiu Salomão na construção de seu templo. Imponente, grandioso, sagrado. Pois ali habitava a glória de Deus, selada com a imagem dos anjos de 5 metros de altura que ficavam no lugar santíssimo do templo, onde fora depositada a Arca da Aliança (1 Reis 6)

E com dedicação superior, Deus criador de todas as coisas, preparou a obra prima de sua criação, anunciando pelo profeta já na antiguidade, "Eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará seu nome Emanuel" (Isaías 7,14) e selou sua obra já não com a imagem esculpida, mas com um anjo real, porque a sua obra-prima "era cheia de graça, e o Senhor estava com ela" (Lucas 1,28).

É impossível pensar que Deus, que com tanto zelo planejou a Arca de sua aliança e o Templo de sua Glória, não prepararia também, o ventre onde seu Filho bem amado iria habitar. Por isso, contra toda heresia e ignorância, proclamamos hoje, a Imaculada Conceição de Maria, Arca da Nova Aliança, Templo vivo do Santíssimo, selada com o Espírito Santo de Deus, conforme anunciou o anjo do Senhor (Lucas 1,28). 

Os Anjos, o Templo, a Arca e a Mulher que concebe o Filho de Deus estão presentes do início ao fim da história do povo de Deus. Porque "Abriu-se o templo de Deus no céu e apareceu, no seu templo, a arca do seu testamento [Apocalipse 11,19]" e logo depois "Apareceu um grande sinal no céu: uma Mulher revestida do sol, a lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas...Ela deu à luz um Filho, um menino, aquele que deve reger todas as nações pagãs com cetro de ferro. Mas seu Filho foi arrebatado para junto de Deus e do seu trono" [Apocalipse 12, 1. 5] "Houve uma batalha no céu. Miguel e seus anjos tiveram de combater o Dragão. O Dragão e seus anjos travaram combate, mas não prevaleceram. E já não houve lugar no céu para eles..." [Apocalipse 12, 7-8].

Nós somos a geração que proclama Maria "Bem-Aventurada" [Lucas 1,48], "porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo. Sua misericórdia se estende, de geração em geração, sobre os que o temem" [Lucas 1, 49-50]. Por todas essas maravilhosas obras de suas mãos, obrigado Senhor!

Postar um comentário

0 Comentários