Paraense odeia preconceito! Mas discrimina os outros! Oxe?

Essa obra de arte é resultado da inspiração do artista plástico Ézio Lobo. Os retoques do mapa são de minha autoria, feitos no paint, minha especialidade!

-->
 “Então pronto, está explicado”, disse o prefeito de Manaus, Amazonino Mendes (PTB – AM) ao saber que a senhora Laudenice Paiva, moradora de área de risco da capital amazonense, era paraense, e tinha deixado Belém – PA em busca de melhores condições de vida em Manaus – AM.

Laudenice insistia sobre o risco de morte que teria de enfrentar se permanece na área em que se encontrava, mas ao mesmo tempo, a senhora relutava em deixar o local alegando que não tinha para onde ir, “Mas a gente está aqui porque não tem condição de ter uma moradia digna”, disse a moradora que recebeu do prefeito de Manaus um sonoro” Minha filha, então morra, morra!”.

Por incrível que pareça, o que mais chamou a atenção do Brasil nesse diálogo curioso capitado pela TV Amazonas (afiliada da Globo no estado) foi o ato preconceituoso do prefeito de Manaus em relação a insistência da dona Laudenice, que ao questionada pelo prefeito, afirmou ser de origem paraense. A atitude de Amazonino foi repudiada oficialmente pelo Governo do Estado do Pará, como um ato de “discriminação inaceitável”...

 E por mais incrível que pareça, o que me chamou a atenção desse caso foi a atitude dos Paraenses, que ficaram chateados com o preconceito do cidadão amazonense... “Morróia!!!”... diria um personagem das “Garras da Patrulha”. E o que dizer do preconceito enfrentado por milhares de Laudenices maranhenses que tentam a vida no Pará? Preconceitos enraizados na cultura paraense que ousa afirmar que os atrasos sociais do estado são resultados da migração maranhense. Ser discriminado dói? Que bom que os paraenses começam a entender isso!

Agora vem o que mais me revolta; o repúdio paraense a atitude de Amazonino Mendes transformou – se em campanha de super valorização da cultura local (sério?) e o que tem sido feito no Maranhão a respeito do preconceito sofrido por seus cidadãos? Bom... em Imperatriz a galera toma Cerpa Gold, ouve Tecno – brega, as lojas esportivas vendem camisas do Paysandu (procure uma camisa do Cavalo de Aço ou do JV nas lojas locais) e o sonho de todo jovem imperatrizense é estudar medicina na UFPA (se o MEC não fechar o curso antes).

E não tente conversar com um Imperatrizense sobre o preconceito que todos os maranhenses sofrem no Pará. Eles dirão que são “evoluídos” e não mantém nenhum tipo de sentimento de repúdio a respeito do Pará... Povo evoluído! Agora experimente falar sobre São Luís – MA perto de alguém de Imperatriz – MA... Você certamente verá o que é a evolução... do preconceito!
Mas afinal de contas, o que pretendo? Que todo mundo discrimine todo mundo?... NÃO! Quero que todos entendam que o preconceito de local de origem (e todos os outros) só existe porque uns “pensam” que são mais “evoluídos” que os outros! Eu particularmente prefiro ficar com a opinião popular que diz “o rico, o pobre, TUDO ACABA NO BURACO!”.     


Hilton Marcos
twitter: @hilton1301

Postar um comentário

12 Comentários

  1. Maneiro teu post sobre preconceito. Pq na real, a gente vê muito disso em todo lugar ! Eu tô contigo, “o rico, o pobre, TUDO ACABA NO BURACO!”

    Valeu Curió :)

    ResponderExcluir
  2. valeu Beka!

    um dia agente supera todos os preconceitos!

    Até as aulas! Abraços

    ResponderExcluir
  3. MARIO AFONSO DE BELÉM. CONCORDO COM VC. MAS NO CASO DE BELÉM EM RELAÇÃO AOS MARANHENSES É MAIS PROBLEMAS SOCIAIS. OS SEM TERRAS AQUI DO PARÁ SÃO TUDO MARANHENSES. OS MANANCIAIS DE BELÉM ESTÃO SENDO DESMATADOS E ESTÃO NASCENDO NOVAS FAVELAS E A MAORIA DELES SÃO MARANHENSES SÃO OS CHAMADOS SEM TETOS. ISSO É UM PROBLEMA SOCIAL..... MAS TER ÓDIO DA PESSOA SÓ PORQUE ELA É MARANHENSE INDEPENDENTE DA CLASSE SOCIAL DESSE MARANHENSE, ISSO EU NUNCA VÍ AQUI EM BELÉM... MAS AÍ EM MANAUS VOCÊS NÃO GOSTAM DE PARAENSES POR QUE VOCÊS SE ACHAREM SUPERIORES, INDEPENDENTE DA CLASSE SOCIAL QUE ESSE PARAENSE EXERCE.. É ESSA A QUESTÃO.....

    ResponderExcluir
  4. MARIO AFONSO DE BELEM. CONCORDO COM VC. ATÉ CERTO PONTO. O PROBLEMA DO PARÁ COM OS MARANHENSES É SOCIAL. O GRUPO DE SEM TERRA DO PARÁ É MARANHENSE. OS MANANCIAIS DE BELÉM ESTÃO SENDO DESMATADOS PELOS SEM TETO COMANDADO POR MARANHENSES E NASCENDO NOVAS FAVELAS.... AGORA TER RAIVA DELES POR SEREM MARANHENSES INDEPENDENTE DE SUAS CLASSES SOCIAIS. OU FAZER PIADAS DE MARANHENSES, OU AGREDIR ALGUÉM POR SER MARANHENSE..VC. NUNCA OUVIU FALAR....JÁ O MANAUARA ODEIA PARAENSE INDEPENDE DE SUA CLASSE SOCIAL ISSO É XENOFOBIA..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O jeito como voce fala que os sem teto do parà sao maranheses e ainda fala que eles estão desmatando e construindo favelas em como voces mesmos dizem"na lida belém"rsrsrs ja e uma forma de preconceito de sua parte

      Excluir
  5. Sou de Belém moro em Curitiba, nunca recebi nenhum tipo de preconceito, isso pq aqui no sul realmente eles acham que no norte só tem mato e índio,a cidade aqui é muito mais desenvolvida mas fui bem recebida aqui.

    ResponderExcluir
  6. Sou de Belém moro em Curitiba, nunca recebi nenhum tipo de preconceito, isso pq aqui no sul realmente eles acham que no norte só tem mato e índio,a cidade aqui é muito mais desenvolvida mas fui bem recebida aqui.

    ResponderExcluir
  7. Acho que todo maranhese que ja veio para esse "estado maravilhoso de gente simples e acolhedoras"rsrsrs ja passou por esse preconceito ridiculo e muitas vezes infatil que esta visivel claramente aos olhos de todos.
    Esse problema pode-se dizer que ja virou cultura por parte dessas pessoas
    Ja vi criancas praticando esse tipo de violencia, que para muitos paraenses ser chamado de maranhese passou a ser considerado "xingamento"
    Paraenses que eu conheco disseram que esse xenofobismo foi ensinado desde que eles eram criancas pelos pais, que pessoas deveriam na verdade ensinalos a respeitar o proximo e ser pessoas melhores.
    Na minha opiniao existem dois modos de amenixar esse preconceito absurdo,
    O primeiro é sofram na pele o que nos e outros nordestinos sofremos nao so pelos paraenses mais por todo o brasil
    esse talvez nao seja a solucao mais adequada para o problema ja que esse preconseito ja vem de familia principalmente no sul e suldeste deste estado.
    Obrigado por ler e tenha uma boa noite

    ResponderExcluir
  8. Sou paraense mas nunca descriminei ninguém nem fui descriminada. As vezes eu acho que as pessoas se ofendem com brincadeiras bobas, o mundo tá muito sensível...

    ResponderExcluir
  9. Frescura. Pará e Amazonas são a mesma porcaria de bosta.

    ResponderExcluir
  10. O maranhese nunca sofreu nenhum tipo de preconceito no Pa isso não existe aqui pois tds sabemos q o homem tem o direito de se defender e deve ser respeitado . Agora lembro qndo visitei Manaus fiquei impressionado com a cidade bonita desenvolvida porém o povo provinciano tipo Belém na da década de 60 . Pior que eles acham q essa patologia pertence a tds pior q eles acham estranho a pessoa se defender a murros eu só acho graça pq PS bares são uma tribo muito mais atrasada q a nossa

    ResponderExcluir

O que achou? Deixe o seu comentário!