Oriente em fúria: Milhares de pessoas nas ruas do Cairo.

TARA TODRAS-WHITEHILL/ASSOCIATED PRESS/AE
A milenar cidade que hoje ocupa o cargo de capital do Egito foi sacudida nos últimos dias por protestos populares que exigem mais democracia no país e a renuncia do pseudo - faraó Osnir Mubarak, presidente do Egito há 30 anos.

Inspirados nos protestos que derrubaram o presidente da Tunísia, os egípcios foram as ruas e nem mesmo o exercito foi capaz de conter a multidão que exigia mudanças. Além do Cairo, outras importantes cidades do Egito sediaram protestos. É o caso da também milenar Alexandria, e da cidade de Suez. O curioso é que tanto a Tunísia como o Egito são países mulçumanos, e não nos é comum assistir esse tipo de manifestação em países mulçumanos. Muitas mulheres (com véu naturalmente!?!) participam dos protestos e o desejo por liberdade política começa a tomar conta do Oriente Médio e do Note da África.

Os donos do mundo observam com muita preocupação o surgimento de lideranças políticas nesses países que poderão romper com velhos acordos e velhas posturas (se depender do desejo dos manifestantes). A revolução que tomou conta daquelas bandas começou (pasmem) no Facebook. É! meus amigos, os tempos mudam, e os conceitos também. Só não mudam os pré – conceitos. Trágico!

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Há um bom tempo venho tentando espalhar entre todos que estamos vivendo de fato um revolução. As relações de poder estão mudando. O cidadão comum de posse da informação livre agora tem poder pra mudar sua realidade.
    Não fico pasmo desse movimento ter começado no facebook. Isso é apenas reflexo das possibilidades que temos agora, inclusive o uso dessas ferramentas. Já não fazemos tantas coisas na internet? Nos relacionamos, estudamos, comentamos, escrevemos, assistimos, compramos, e por que não derrubar um governo?

    Velhos acordos e velhas posturas irão por água abaixo daqui pra fente. Velhas empresas burocráticas e paleolíticas võ perder espaço para os pequenos revolucionários empreendedores. Velhos conceitos vão ser derrubados por pequenas ideologias políticas (vide WikiLeaks).

    Resta agora saber se eu ou você estamos preparados pra revolução.
    A discussão continua.

    ResponderExcluir
  2. Pois é Dhony! Quem diria que as redes sociais alcançariam esse patamar! Espero que caiam todos os tiranos que estão no poder e espero ainda que o povo seja o grande responsável por isso! E viva a Revolução! Viva o Twitter e o Facebook!

    ResponderExcluir

O que achou? Deixe o seu comentário!