Eu não conseguia entender porque a FIFA escolhera o Qatar para sediar a copa de 2022. Por causa do dinheiro? Os EUA possuem dinheiro! mas está certo, os EUA já sediaram a copa, por que não dá chance para um país que nunca sediou!? A Holanda por exemplo, que além de dinheiro e nunca ter sediado uma copa tem ainda tradição no futebol, ou quem sabe a Austrália que melhorou muito nos últimos anos e possui estádios perfeitos? O Qatar nunca foi à uma copa, poderá ser sua primeira participação (justamente por ser o país sede) mas uma coisa devo admitir: O projeto do Qatar é perfeito! como a mídia do Brasil não aprofundou o assunto (apenas disse que o Qatar foi escolhido para sediar a copa, o que já sabemos) decidi ir até a página do comitê organizador e conhecer projeto do país árabe. O resultado exponho agora pra vocês!
Sobre o País:
O Qatar está localizado na península arábica, pra ser mais específico, na península do Qatar, sub - divisão da primeira, junto ao Golfo Pérsico. O clima é seco e quente, e o território é plano e desértico.
O país está subdivido em 10 municípios dos quais as principais cidades são a capital Doha (com 392.384 habitantes), Ar-Rayyan (com 165.127 habitantes), Al-Wakrah (com 33.891 habitantes) e Umm Sa'id (com 19.194 habitantes) (dados de 1995). Ao todo o país possui 836 mil habitantes (estimativa 2009) e seu sistema de governo é monarquia absolutista.
Todos os estádios vão utilizar a potência dos raios do sol para fornecer um ambiente fresco para jogadores e fãs através da conversão de energia solar em eletricidade, que será então usada para resfriar os fãs e jogadores. Quando os jogos não estiverem ocorrendo, as instalações de energia solar nos estádios vão exportar energia para a rede elétrica. Durante as partidas, os estádios vão tirar a energia da rede.
Arquibancadas superiores de 9 estádios serão retiradas após a copa, e o estádio do Porto de Doha será totalmente desmontado. Assim, os estádios que hoje possuem capacidade para 20 mil torcedores, e para a copa do mundo terão ampliação para 40 mil (mínimo exigido pela FIFA) retornarão a sua capacidade original. As camadas superiores serão enviadas para nações "em desenvolvimento". Segundo o comitê organizador "Vemos o envio dos estádios para as nações em desenvolvimento como parte integrante da nossa oferta, pois isso permitirá o desenvolvimento do futebol no cenário mundial".
Veja os Estádios da Copa de 2022:
O novo Lusail Iconic Stadium, com capacidade de 86.250, será a sede da abertura e partidas finais do Mundial de 2022 FIFA Localizado em Lusail City, o estádio tem a sua inspiração a partir da vela de um barco dhow tradicional e está rodeado por água. O estádio também será usado para outros eventos (culturais) após a copa.
O estádio do Porto de Doha será um estádio totalmente modular, com 44.950 lugares. O estádio, que vai se sentar em uma península artificial no Golfo Pérsico, é desenhado para evocar a sua configuração marinha. A água do Golfo decorrerá ao longo de sua fachada exterior, auxiliando no processo de refrigeração e aumentando o seu fascínio visual. Os fãs terão a opção de chegar em um táxi aquático ou balsa. Após a Copa do Mundo FIFA, o estádio inteiro vai ser desmontado e enviado para os países em desenvolvimento para promover o seu desenvolvimento no futebol.
Inspirado nas tradicionais tendas árabes, o Sports City Stadium terá 47.560 lugares. Um teto retrátil, e cobertura parcialmente retrátil. Será um estádio multi-uso com características inovadoras. Será um local ideal para jogos de futebol, mas também concertos, espetáculos teatrais e eventos não-relacionados ao mundo esportivo.
O Estádio da Cidade da Educação assume a forma de um diamante irregular, brilhoso de dia e de noite. O estádio de 45.350 lugares, será localizado no meio de vários campus universitários na Cidade Universitária, facilmente acessível para os fãs tanto no Qatar e no vizinho Barein, que estará a apenas 51 minutos de distância do estádio. Após a Copa do Mundo FIFA ™, o estádio irá reter 25 mil assentos para uso pelas equipes de atletismo das universidades.
Umm Slal Stadium, localizado nos arredores de uma das fortalezas mais importante historicamente do Catar, terá 45.120 lugares. O projeto é uma interpretação moderna das tradicionais fortalezas árabes, como a que fica próxima a Slal Umm Mohammed. Após a Copa do Mundo FIFA ™, a lotação será reduzida para 25.500. O estádio será utilizado pelo Umm Slal Football Club, clube local.
O Estádio da Universidade do Qatar terá 43.520 lugares. Com fachadas em ouro e desenhadas com padrões tradicionais de geometria árabe e superfícies de formas livres e abertas, tem a intensão de evocar o passado e o futuro. O estádio será utilizado pelo atletas (estudantes) após a Copa do Mundo FIFA ™, com uma capacidade de 23.500.
A capacidade de 21.175 do estádio Al-Gharafa será ampliada para 44.740 lugares utilizando elementos modulares que formam uma camada superior. A fachada será composta de fitas representando as nações que se classificarem para a Copa do Mundo de 2022 e será o símbolo do futebol e da amizade mútua, tolerância e respeito que o torneio representa. O estádio vai ser diminuído para a capacidade existente após o fim do torneio.
O Projeto mais ousado e admirado desta Copa é o Al-Khor que terá 45.330 lugares. Com o formato de concha deslumbrante e um teto flexível. Os assentos permanentes no nível inferior somam 25.500 lugares e camada modular superior 19.830 lugares. O estádio oferece uma vista deslumbrante sobre o Golfo Pérsico a partir de seus lugares superiores e será localizado em uma zona de esportes e recreação.
O atual Estádio de Al-Rayyan, com capacidade para de 21.282 lugares será ampliado para 44.740 lugares utilizando elementos modulares para formar um nível superior. O estádio foi projetado com um "media membrana", fachada especial que age como uma tela para projeção de novidades e atualizações dos jogos da copa. O estádio será reduzido a sua capacidade atual, após o torneio.
Al-Wakrah é uma das cidades mais antigas do Qatar, com uma longa história da pesca comercial e mergulho para extração de pérolas. O Al-Wakrah estádio, com capacidade de 45.120, segue as pistas do mar que tem desempenhado um papel tão importante na história da cidade. Após a Copa do Mundo FIFA ™, a capacidade do estádio será reduzida para 25.500 lugares.
Al-Shamal estádio terá uma capacidade de 45.120, com um nível inferior fixo de 25.500 lugares e um modular superior de 19.620 lugares. A forma do estádio é derivada do barco de pesca "dhow" usado no Golfo. Os espectadores são esperados para chegar a partir da via expressa de Doha, dos táxis d'água, e do Bahrain, através da "Qatar Ponte da Amizade" e do novo metrô.
Reestruturado para os jogos Asiáticos, realizados no Qatar em 2006, o Khalifa International Stadium tem capacidade atualmente para 50.000 espectadores, mas será expandido para 68.030. O estádio, que inclui arcos de varrição, fica parcialmente coberto e é o centro do Aspire Zone, um complexo desportivo que inclui a Academia Aspire de Excelência Esportiva, o "Hospital médico Esportes ASPETAR" e muitas outras instalações desportivas.
Gostou do projeto do Qatar? Estádios, cidades e proposta de desmontar os estádios para enviar aos países em desenvolvimento? Então vamos fechar com chave de ouro o ousado projeto árabe com o vídeo que encantou o mundo:
Hilton Marcos
twitter: @hilton1301
Fontes: Comitê organizador da Copa do Qatar 2022 (página em Inglês), Wikipédia, Experience Qatar
3 Comentários
Que isso ! É loucura demais ! Qro uns estádios desses no Brasil tamb :D
ResponderExcluirkkkkkkkkk! Quem dera Beka! Mas o projeto de Manaus é de construir um estádio ecológico! Acho que se encaixa nesse perfil aí do Qatar!
ResponderExcluirfantastico...
ResponderExcluirO que achou? Deixe o seu comentário!