Das coisa que li, vi, e ouvi...e morri

Antes do papado, João XXIII, ainda arcebispo da Bulgária, concedeu certidão de batismo para judeus búlgaros, salvando da ameaça nazista mais de 40 mil pessoas... Foi acusado de sacrilégio e quase excomungado.

Martin Luther King Jr abraçou a causa dos negros no sul dos Estados Unidos, incomodando as autoridades brancas, se contrapondo a conservadora cúpula da Igreja Batista Americana e ao próprio Governo Federal... Foi assassinado em Memphis, "num" 04 de abril qualquer.

João Paulo II desafiou o regime comunista polonês, apoiando abertamente Lech Walessa e o Sindicato Solidariedade. Apoiou a Primavera de Praga contra o regime Tcheco, foi uma das poucas autoridades a condenar publicamente o massacre de Timisoara na Romênia, e como líder religioso (..?..) ofereceu auxílio e tentou relação amiga com a cúpula da Igreja Ortodoxa Russa, perseguida pelo regime Soviético... Sofreu atendado na Praça de São Pedro e viu se multiplicar na igreja da América Latina, as ideias que combatia na Europa.

Gorbachev cansou das presepadas do Partido Comunista da União Soviética, propôs uma abertura política e econômica, reformas profundas que destruíram o comunismo russo... a glória e o mérito foram creditadas à um cachaceiro estúpido que loteou as estatais em pequenas empresas e cedeu as fontes de energia para membros da máfia russa.

Nelson Mandela... Liderou a juventude do CNA, entidade considerada "comunista" pelo Partido Republicano dos EUA e "Terrorista" pelo Partido Liberal Britânico. Pegou em armas para libertar seu povo e foi preso pelo regime racista Sul-Africano... Venceu um câncer de próstata, uma pneumonia, e 27 anos de prisão por sabe lá qual motivo. Foi recebido no Vaticano por JP II em 90, e recebeu Sua Santidade em Pretória, no ano de 95. 

Em 2004, bem antes de Igreja, bem antes de tudo, me dediquei a conhecer a história desses 5 camaradas, e vejo que parte da luta deles frutificou.

Até o momento em que você conversa com um fundamentalista e ouve que João Paulo II, "vulgo, Besta-fera do Apocalipse" vai ressuscitar para governar a terra. Que Gorbachev foi o pior de todos os governantes soviéticos (ouvi essa num encontro da UJS) "numa" lista com nomes do naipe de Joseph Stalin e Leonid Brejnev. As melhores, no entanto, vieram do Twitter (claro) "Nelson Mandela não precisou de cotas"... "Não consegui baixar a discografia de Nelson Mandela"... "Mandela fará falta ao Olodum"... Ah Hilton, mas é tudo brincadeira. Pois é justamente por isso. Uma autarquia dessas virou brincadeira pra um monte gente babaca. E dessa vez nem foi Danilo Gentili ou Rafinha Bastos...

Postar um comentário

0 Comentários