Independente: Campeão Paraense

"Prestes a fazer parte de um possível novo estado, Tucuruí é a primeira cidade do interior a comemorar um título paraense. Com uma equipe formada basicamente por jogadores da região e com uma folha salarial de cerca de R$ 90 mil, o Independente agora colhe os frutos de uma conquista que vai muito além da fase ruim de Remo e Paysandu, que inclusive, foram derrotados pelo Galo Elétrico na brilhante arrancada que terminou com o título do campeonato."

Foto da Capa do Diário do Pará de hoje
O relato acima é de autoria do jornal Diário do Pará, lembrando que o título do campeonato paraense conquistado pelo Independente de Tucuruí tem muita importância histórica e também política, já que contribui para o debate da redivisão do estado. Mas o que mais me impressionou foi o comentário absurdo que li no Diário do Pará on line.


"Tem que separar mesmo o estado do Pará dessas pragas do sul do Pará pois lá nao tem Paraense e sim essas pragas de maranhense, separa logo, pois só queremos Paraense no Pará."

Tudo porque o Paysandu foi derrotado por um clube do interior na filnal estadual (fato inédito) e o clube é de Tucuruí (norte do Futuro estado de Carajás). O Independente, que já havia despachado o Remo nas semi - finais e na final o Cametá (do interior do Pará que vai remanescer), conseguiu com méritos chegar a final do Parazão e botar o Paysandu pra escanteio, mesmo com as denuncias de corrupção por parte do time da capital (novidade...) No primeiro jogo da final, o Galo Elétrico de Tucuruí abriu 2 x 1 mas cedeu o empate aos bicolores. Em Belém o Paysandu abriu o placar, o Galo virou pra 3 x 1 e cedeu novo empate, 3 x 3, mas nos penaltis, a incompetência do Papão, e a competência do Galo fizeram a diferença: Independente 3 x 0 Paysandu, e pela primeira vez em 99 edições, o título do Parazão foi para o interior do Estado, feito que Castanhla, Cametá, Águia de Marabá e São Raimundo de Santarém já haviam tentado.

O time de Tucuruí é grande sensação do momento no Pará, e conquistou a vaga que seria do Remo na Série D, que já vai ter o São Raimundo de Santarém no grupo formado ainda pelo Sampaio Corrêa do Maranhão e pelo Comercial de Campo Maior - PI.

Dos 4 representantes paraenses no Brasileirão C e D, 3 são dos futuros estados de Tapajós (São Raimundo de Santarém) e Carajás (Águia de Marabá e Independente de Tucuruí) resta ao Pará torcer pelo bom desempenho do Paysandu, franco favorito na série C, mas que se não tomar cuidado, vai terminar como na final do Parazão, superado por um time do interior.

Ao povo paraense, resta a reflexão sobre o preconceito por local de origem...Se bem que...posso está enganado mas...Não foi o povo do Pará que ficou horrorizado com os comentários do prefeito de Manaus no início do ano? lembram do episódio? da senhora que morava na periferia da capital amazonense e que se recusou a sair, ouvindo do prefeito um "então morra, minha filha, morra!". O povo do Pará não gosta de sofrer preconceito. Que bom. Deveria não discrimar também (sem generalizações)

veja a repercussão do inédito título do Independente de Tucuruí, http://www.diarioonline.com.br/noticia-154287-uma-historia-nebulosa-envolvendo-o-goleiro-dida.html


Twitter: @hilton1301

Postar um comentário

0 Comentários