Para aqueles que não acreditam que a cultura local, seus hábitos e suas crenças, possuem de fato poder para enfrentar o domínio opressor da mídia e das transnacionais, decidi postar aqui neste blog estas históricas imagens, assim como o artigo escrito pelo blogueiro Daniel Campos, dono do blog logobr.wordpress.com/.../, especializado em marcas e estratégias de Marketing.
Como grande admirador do Festival de Parintins, não me impressionei com o que Daniel relatou, eu já sabia dessa de tudo azul pra agradar o Caprichoso, mas devo admitir que os argumentos por ele utilizados são bastante interessantes, para quem não conhece, vale a pena conferir essa: Coca – cola muda cor da latinha pra conquistar clientes.
Estou estarrecido! Não consigo crer nos meus olhos! Se você pensa que em marca mais que consolidada não se mexe, mude teus conceitos. Dá uma olhada na imagem abaixo:
Não não, você não está vendo uma miragem tampouco é daltônico. Isso É REAL! Se trata da lata da Coca-Cola na cor azul, uma edição especial e única para o Festival de Parintins, no Amazonas.
O festival folclórico que só perde em tamanho para o Carnaval, acontece todo fim de junho onde Caprichoso (representando pela cor azul) e Garantido (representado pelo vermelho) se enfrentam para ver quem é o melhor bumbá.
Durante as três noites de festa, a cidade fica literalmente rachada ao meio com placas, postes, casas, tudo pintado nas cores de cada boi, demarcando seus territórios que se dividem no Centro Cultural e Esportivo Amazonino Mendes, mais conhecido como “bumbódromo”, onde as facções se encontram para belíssimos desfiles. E coisa lá em Parintins é levado a sério: quem usa vermelho, nem quer saber de azul e os azuis enxergam no vermelho a cor do cão! Até as notas dadas pelos juizes são registradas em caneta verde e é terminantemente proibido pronunciar o nome do adversário, sendo apenas chamado de “o contrário”.
De alguns anos pra cá, a festa tomou proporções internacionais e grande empresas estão patrocinando o evento, entre elas a Coca-Cola. Porém, o titã dos refrigerantes encontrou um problema seríssimo de ordem diplomática: os seguidores do Caprichoso não consumiam a Coca pela cor vermelha, que em suas cabeças dava total conotação a turma do Garantido. Isso começou causar problemas a Coca pois os caprichosos deixam de consumi-la e caiam nas graças da eterna rival Pepsi que, coincidentemente, é azul.
O problema exigia medidas drásticas, que acabou culminando na regionalização da comunicação de um produto que tem uma comunicação mundial: em decisão inédita e única em mais de 100 anos da empresa, a coca lançou a sua lata na cor azul!
[Alguns dizem que essa decisão não foi inédita, que no Grêmio e no Boca Juniors o logo da Coca já é usado em azul. Concordo com quem fala isso, mas no quesito "mudar a cor da embalagem do produto", isso sim, de fato é inédito.]
Com autorização da matriz em Atlanta – EUA , pra não perder market share para a concorrente, são feitas a latas azuis, azul e vermelha (meio a meio) e as normais vermelhas.
E não somente a cor, mas toda a divulgação visual passa por uma mudança radical também. Uma amostra de como o produto e/ou o marketing precisam se regionalizar para vender e isso incide diretamente no logotipo, na identidade visual que a empresa possui. Uma coisa interessante: repare que o azul que a Coca usa é um tom claro. Claramente uma escolha proposital, pois a Pepsi usa um tom de azul mais forte. Mesmo usando a mesma cor do concorrente, busca-se a individualização na mente do consumidor.
Algumas fotos que encontrei pela internet, tirada por pessoas que já estiveram no evento:
Durante minha pesquisa, descobri que outras empresas que patrocinam o evento tomam ações parecidas, como TIM, Bradesco e Kaiser. (PS: não encontrei nenhuma imagem do Bradesco.)
Se alguem tiver fotos, imagens e links não apenas de Parintins, mas de outros lugares e eventos onde marcas famosas tem que se adaptar pra vender, nos enviem para que publiquemos aqui.
Minha opinião bem resumida: achei o máximo isso! Os cartazes são simplesmente incríveis. Quero uma lata dessas pra mim! =D
E vocês, o que acham dessas estratégias de regionalização de marcas?
Fontes: MeraDoxa
Diana Pádua
Freires
Thataxx
PropMark
Vira Lata
João Nunes
AmazonasInSampa
S2 Comunicação
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