Voltando pra Itz!


O relógio marcava 17: 20 de um domingo dia 11 de Julho de 2010 e eu estava na rodoviária do Km 06 em Marabá - PA. Pela lógica eu já deveria estar em Imperatriz - MA, mas resolvi aproveitar cada momento que pude passar com família e amigos em Curionópolis/Eldorado - PA.

Pensei em fazer o tradicional percurso via Araguatins - TO, mas me informaram que as sete da noite (horário provável de chegada) não teria mais carro pra Imperatriz. Decidi pesquisar o Buzão da Transbrasiliana, que só sairia as 23:00 e iria por Dom Elizeu - PA chegando as 6:00 da manhão do dia seguinte em Imperatriz. Não dava. As 7:00 eu tinha que estar no posto do IBGE na Bernado Sayão.

Havia uma van clandestina que sairia assim que lotasse. Isso poderia ser as 18:00. as 19:00 as 21:00 as 23:00 ou só Deus sabe quando.

Não restando saída decidi arriscar. Fui pra Araguatins - TO sem saber se iria pra Imperatriz ainda na noite de domingo.

A van saiu desembestada com destino ao Rio Araguaia e por lá chegou as 19:00. Atravessamos o rio e chegamos à Araguatins - TO as 19:20.

Pois Hilton, quarenta minutos se passaram e caiu a ficha. Me rodei.

Eu e mais 6 malucos (um homem, duas mulheres, um jovem e duas crianças) não tinha carro pra Imperatriz - MA, o jeito era ter que dormir por alí, ou pagar um taxi lotação até Itz. O taxista que não é besta e vendo - nos em estado de Pânico decidiu cobrar só R$ 200,00 pelos 5 adultos e as crianças iriam nos nossos colos.

Pensando bem, dormir em Araguatins - TO não é assim tão má idéia. Só pra efeito comparativo, R$ 40,00, preço que pagaria de taxi entre Araguatins - Itz, era o preço de buzão de Marabá até Imperatriz! Não teve acordo com o taxista!

Mas eis que EUREKA!!!!!!!

Lembrei - me de que no percurso de volta, antes de cruzar o Araguaia, ultrapassamos um Buzão que tinha uma bandeira de Imperatriz, uma do Maranhão e uma do Brasil ao centro, na lateral do buzu estava escrito Monte Hebron...Monte Horebe...Monte alguma coisa. O certo é que ele ó poderia está indo pra Imperatriz. Articulei a galera e nos posicionamos a beira de estrada para que quando ele passasse conseguíssemos para - lo.

E não é que eu tinha razão. O Buzão passou e de fato ia pra Imperatriz. Só não parou!

Incrível. Um quebra molas e um passageiro atento nos fizeram alcançar o ônibus e implorar um diálogo inicial.

Feito o primeiro contato o cidadão do buzu nos explicou que aquele ônibus não era de linha (o que eu já imaginava) era um ônibus Turismo a serviço de uma Igreja que estava de retiro no Pará (louvado seja Deus por esse povo de fé). 

Foi difícil convecer o cara a nos levar até Imperatriz. As mulheres apelaram para falta de transporte e as condições complicadas para se pernoitar em Araguatins, e por fim, o infalível argumento das crianças. 

O homem era Cristão, estava a serviço de uma Igreja, era muito provável que ele não fosse nos deixar em Araguatins - TO, pensei, e de fato ele não nos deixou. Entramos no ônibus e graças aos bons tocantinos chegamos ao nosso destino.

Eu dormir a viagem toda e acordei curiosamente quando atravessavamos a ponte da amizade ou Dom Felippe Gregory, sei lá o nome daquela ponte. O que vi foi de valer toda luta e sacrifício pra chegar em Imperatriz. As luzes refletidas nas águas escuras do Rio Tocantins não tem preço. A viagem sim. Pagamos R$ 10,00 reais para contribuir no aluguel do Buzão. Mas chegamos em casa!

Já na cidade o coordenador da caravana explicava o percurso que o buzão iria fazer pra chegar ao seu destino final. ele disse: "Então depois de sair da Benedito Leite, vamos virar na Godofredo e por fim chegar até Coronel, encerrando a viagem no Ministério"

Eu consegui ainda a proeza que cometer a seguinte garfe: "Ministério da Fazenda ou do Trabalho?". O cidadão me respondeu: "Não irmão, Ministério é a nossa Igreja".

Claro! Eu é que insisto em descontextualizar as coisas! Que vergonha eu passei. Procurei um saco pra enfiar a cara e não encontrei. Por fim chegamos. Ministério Grão de Mostarda (a Igreja), fica a umas 5 quadras da minha casa. Fui a pé, mesmo sabendo que depois das 23:00 (hora que cheguei) a New Itz é meio tensa, não mais que essa viagem de volta para essa louca e agitada cidade imperial! 

Postar um comentário

0 Comentários