Antes de falar sobre minha filha vamos viajar um pouco pela geografia e pela história além de brincar com as palavras.
Pois bem, atualmente moro em Imperatriz - MA, cidade situada a margem direita do Rio Tocantins, que além de Imperatriz banha as importantes cidades de Marabá, Tucuruí, Cametá e Abaetetuba no Pará, Estreito e Porto Franco no Maranhão, Palmas e Tocantinópolis no Tocantins. o ultimo estado tem esse nome em homenagem ao rio. Esse mesmo rio em Imperatriz ganha o apelido de Imperador , afinal, a cidade que lhe apelida é maior em população situada as suas margens..
Na metrópole Tocantina existem várias igrejas e uma delas que é um dos cartões postais da cidade é a Igreja de Santa Tereza D'Ávila, e penso que deve existir por aí um bom número de Igrejas à Santa Tereza, inclusive em Ávila na Espanha (...).
O nome da cidade de Imperatriz homenageia uma Tereza, não exatamente D'Ávila, mas Tereza Cristina esposa de D. Pedro II e portanto Imperatriz do Brasil.
Mas e daí? existem duas outras cidades no Brasil que homenageiam Tereza Cristina. Teresópolis ( do português "Tereza" que quer dizer Tereza ora bolas, e do grego "Poles" que quer dizer cidade: Cidade de Tereza) situada na região serrana do Rio de Janeiro, pra ser mais preciso na Serra dos Órgãos, onde por sinal fica o Pico do dedo de Deus, além de outras coisas interessantes, mas Teresópolis é mais conhecida por abrigar a Granja Comari, centro de treinamentos da seleção brasileira de futebol.
A outra cidade que homenageia a Imperatriz de D.Pedro II é, para os músicos, a capital do forró compassado; para os pacientes avançados, a capital da medicina; para os amantes de bebidas exóticas, a capital da Cajuína, para os comediantes a capital nordestina do calor, e nas horas vagas ela é também capital do estado do Piauí. Pois Hilton*, falo de Teresina (apelido carinhoso dado a Sinhá Tereza por sua bajuladora corte) portanto, justa homenagem.
Mas aí é que tá, Imperatriz tem no nome uma homenagem à Tereza Cristina, tem como padroeira Tereza D'Ávila que dá nome (em partes e por razões óbvias) à uma escola (pioneira em Imperatriz) e uma Faculdade. Muito bacana! não conheço nenhum lugar aqui ou na estratosfera que apresente tal coincidência.Talvez fazer referencia a uma mesma pessoa, mas à duas, bem distintas? só pode ser um sinal. Se um dia chegar em um cartório nessa cidade pra registrar minha filha não terei dúvidas; Minha filha vai se chamar Tereza.
0 Comentários
O que achou? Deixe o seu comentário!