XI Congresso da PJ - Canaã dos Carajás - PA

Manifesto na Praça da Bíblia em Canaã dos Carajás - PA
Os participantes do XI Congresso da Juventude, realizado em Canaã dos Carajás, sudeste do Pará, marcharam do local do encontro - Escola Municipal João Nelson dos Prazeres Henrique (?!?) - até a Praça da Bíblia, no centro de Canaã.

A temática do encontro, Chega de violência e extermínio de jovens, norteou todas as atividades realizadas no congresso, desde as apresentações culturais à missa de encerramento, passando pela marcha que chamou a atenção de Canaã, em relaçãoa aos abusos cometidos contra a juventude.

"Voz sois a luz do mundo"
Jovens de Marabá, Curionópolis, Parauapebas, Eldorado do Carajás, Itupiranga, Jacundá, Goianésia do Pará, Bom Jesus do Tocantins, São Domingos do Araguaia, Água Azul do Norte,  Canaã dos Carajás, Piçarras e Xinguara participaram do congresso que reuniu delegações de duas Dioceses: Marabá (das cidades citadas essa diocese só não reune as duas últimas) e Conceição da Araguaia (inclui as duas últimas cidades). 

A abertura oficial do encontro aconteceu num sábado a noite na escola citada no início desse texto, e o Evangelho da mística de abertura foi lido em português e espanhol. "Vós sois o Sal da terra, vós sois a luz do mundo", e com lâmpadas apagadas, o salão foi iluminado pelas velas que cada participante trazia em mãos, e por uma cruz enfeitada com velas no chão do pátio da escola. (foto ao lado) A reflexão ficou por conta do Diácono Horácio  (SJ) e ao fim, os participantes receberam um pequeno pacote com sal, e a vela que seguraram durante toda a celebração. Em um dos momentos da celebração, os integrantes da Pastoral da Juventude marcaram com as mãos, uma enorme faixa onde estava escrito "chega de violência e extermínio de jovens", faixa que foi posteriormente utilizada na marcha contra o extermínio de jovens (foto acima).
Minha fantasia não era tão original! mas ficou legal!

O domingo foi marcado pela plenária que debateu o tema do encontro pela manhã, o início das oficinas na parte da tarde e o baile a fantasia na parte da noite. A plenária da manhã foi conduzida por Thiesco Crisóstomo, ex - secretário diocesano e atual Secretário Nacional da Pastoral da Juventude. 

As oficinas da parte da tarde foram divididas em Hip - Hop, Afetividade e Sexualidade, Economia popular, Liturgia, Dinâmicas, Edição de Vídeos, Danças africanas, Teatro do oprimido e várias outras. Duas escolas foram necessárias para comportar toda a estrutura das oficinas, que além da escola sede do evento, contou com a Escola Irmã Dulce. 
A noite, o baile a fantasia marcou a confraternização dos participantes e logo no início, serviu de platéia para a recepção da nova coordenação diocesana da Pastoral da Juventude. Um concurso foi realizado e as melhores fantasias foram premiadas com alguma coisa que eu não faço idéia, até porque a essa altura eu já estava dormindo.

Em Marcha!
Na segunda feira, as oficinas que iniciaram no domingo forma concluídas, e na parte da tarde, os participantes foram divididos em quatro grupos e enviados como missionários a quatro bairros de Canaã. Em comun, a experiência de conhecer uma nova realidade, um novo bairro de Canaã, e de ter se molhado com o temporal que caiu em Canaã um bom pedaço da tarde. Na comunidade do Bairro Novo Horizonte, os missionários retornaram da missão por volta das 5 da tarde e como nos velhos tempos de infância, confraternizaram - se com brincadeiras do tipo "Andoleta" e "nós somos os 4". A noite, a celebração da palavra envolveu toda a comunidade reunida na Igreja de São Mateus. Ritos litúrgicos bem efetuados e músicas que conduziram todos a um bom momento de oração e reflexão. Ao fim, a despedida com os agradecimentos da comunidade e para a comunidade que acolheu os missionários.

Teatro do Oprimido
Na terça feira, a parte da manhã foi dedicada a Marcha contra o extermínio da Juventude, que parou a cidade de Canaã e teve grande repercussão. Ao fim da Marcha, na praça da Bíblia, foram realizadas apresentações culturais no anfi - teatro da praça e logo depois, uma homenagem a todas as mulheres presenntes, em função do Dia Internacional da Mulher. Teve início a gincana que possuia 5 equipes dividas por cores diferentes: Vermelho, Branco, Azul, Amarelo e Verde. A gincana foi interrompida na hora do almoço e ao fim, pouco antes das 3 da tarde foi concluída com a vitória da Equipe Verde, que lançou moda ao homenagear Canaã com o grito de guerra inspirado na múscica "Asa Branca": Quando o Verde da esperanaça, se espalhar por Canaã, na Amazônia, nossa equipe, vai dar o grito, é campeã! Equipe Verde! Campeã! Equipe Verde! Campeã!

Aparece cada figura nesses eventos!





Ao fim da gincana teve início a missa solene de encerramento do XI Congresso da Juventude, realizado em Canaã dos Carajás, e celebrado por toda a juventude que esteve presente e que já se encontra na espectativa do próximo congresso. Até lá, se Deus quiser!




Hilton Marcos
twitter: @hilton1301




o que mais aconteceu? deixe o seu comentario e conte seu relato. Obrigado.

Postar um comentário

0 Comentários