Manifesto na Praça da Bíblia em Canaã dos Carajás - PA |
Os participantes do XI Congresso da Juventude, realizado em Canaã dos Carajás, sudeste do Pará, marcharam do local do encontro - Escola Municipal João Nelson dos Prazeres Henrique (?!?) - até a Praça da Bíblia, no centro de Canaã.
A temática do encontro, Chega de violência e extermínio de jovens, norteou todas as atividades realizadas no congresso, desde as apresentações culturais à missa de encerramento, passando pela marcha que chamou a atenção de Canaã, em relaçãoa aos abusos cometidos contra a juventude.
"Voz sois a luz do mundo" |
Jovens de Marabá, Curionópolis, Parauapebas, Eldorado do Carajás, Itupiranga, Jacundá, Goianésia do Pará, Bom Jesus do Tocantins, São Domingos do Araguaia, Água Azul do Norte, Canaã dos Carajás, Piçarras e Xinguara participaram do congresso que reuniu delegações de duas Dioceses: Marabá (das cidades citadas essa diocese só não reune as duas últimas) e Conceição da Araguaia (inclui as duas últimas cidades).
A abertura oficial do encontro aconteceu num sábado a noite na escola citada no início desse texto, e o Evangelho da mística de abertura foi lido em português e espanhol. "Vós sois o Sal da terra, vós sois a luz do mundo", e com lâmpadas apagadas, o salão foi iluminado pelas velas que cada participante trazia em mãos, e por uma cruz enfeitada com velas no chão do pátio da escola. (foto ao lado) A reflexão ficou por conta do Diácono Horácio (SJ) e ao fim, os participantes receberam um pequeno pacote com sal, e a vela que seguraram durante toda a celebração. Em um dos momentos da celebração, os integrantes da Pastoral da Juventude marcaram com as mãos, uma enorme faixa onde estava escrito "chega de violência e extermínio de jovens", faixa que foi posteriormente utilizada na marcha contra o extermínio de jovens (foto acima).
Minha fantasia não era tão original! mas ficou legal! |
O domingo foi marcado pela plenária que debateu o tema do encontro pela manhã, o início das oficinas na parte da tarde e o baile a fantasia na parte da noite. A plenária da manhã foi conduzida por Thiesco Crisóstomo, ex - secretário diocesano e atual Secretário Nacional da Pastoral da Juventude.
As oficinas da parte da tarde foram divididas em Hip - Hop, Afetividade e Sexualidade, Economia popular, Liturgia, Dinâmicas, Edição de Vídeos, Danças africanas, Teatro do oprimido e várias outras. Duas escolas foram necessárias para comportar toda a estrutura das oficinas, que além da escola sede do evento, contou com a Escola Irmã Dulce.
A noite, o baile a fantasia marcou a confraternização dos participantes e logo no início, serviu de platéia para a recepção da nova coordenação diocesana da Pastoral da Juventude. Um concurso foi realizado e as melhores fantasias foram premiadas com alguma coisa que eu não faço idéia, até porque a essa altura eu já estava dormindo.
Em Marcha! |
Na segunda feira, as oficinas que iniciaram no domingo forma concluídas, e na parte da tarde, os participantes foram divididos em quatro grupos e enviados como missionários a quatro bairros de Canaã. Em comun, a experiência de conhecer uma nova realidade, um novo bairro de Canaã, e de ter se molhado com o temporal que caiu em Canaã um bom pedaço da tarde. Na comunidade do Bairro Novo Horizonte, os missionários retornaram da missão por volta das 5 da tarde e como nos velhos tempos de infância, confraternizaram - se com brincadeiras do tipo "Andoleta" e "nós somos os 4". A noite, a celebração da palavra envolveu toda a comunidade reunida na Igreja de São Mateus. Ritos litúrgicos bem efetuados e músicas que conduziram todos a um bom momento de oração e reflexão. Ao fim, a despedida com os agradecimentos da comunidade e para a comunidade que acolheu os missionários.
Teatro do Oprimido |
Aparece cada figura nesses eventos! |
Hilton Marcos
twitter: @hilton1301
o que mais aconteceu? deixe o seu comentario e conte seu relato. Obrigado.
0 Comentários
O que achou? Deixe o seu comentário!